quinta-feira, 19 de abril de 2012

REGENERAÇÃO URBANA...


O texto que se segue é um comentário do Sr. Gonçalves feito ontem, a uma mensagem minha sobre a regeneração urbana de Penafiel de 30 de Dezembro de 2011.   De certa forma este comentário ficou "escondido". Se calhar ninguém o leu ou lê.
Por isso, decidi colocá-lo aqui e agora para todos o lerem e desta forma mostrar que este blogue é aberto a todos, independentemente da sua opinião, da sua ideologia, da sua cultura e sensibilidade urbanística, neste caso da regeneração urbana de Penafiel.
É evidente que eu irei comentar este comentário, ainda hoje...

Peço desculpa, mas não concordo com nada do que disseram. Moro no centro da cidade de Penafiel há mais de 28 anos ando a pé pela cidade todos os dias e acho muito bem aumentarem os passeios.
As pessoas (ou pelo menos eu) gostam de espaço e caso não tenham reparado, se uma pessoa com uma cadeira de bebé parasse no meio do passeio a falar com alguém, as pessoas já não tinham espaço para passar. Mais, com o alargamento do passeio, os pais já podem passear com mais tranquilidade com os seus filhos mais pequenos, não havendo sempre aquela preocupação de um passo em falso e a criança já esta com o pé na estrada, portanto, para mim, o alargamento dos passeios é um beneficio para a cidade.
Quanto ao estreitamento da estrada tambem concordo. Os automobilistas ao ver que não têm tanto espaço, reduzem ainda mais a velocidade o que aumenta significativamente a segurança para o peão e se as pessoas se sentem seguras e com espaço para passear, em vez de escolherem outras cidades para passear passeiam pela nossa fantastica cidade.
Quanto aos estacionamentos, não acredito nessa conspiração de que estão a fazer isto para que as pessoas estacionem os carros no parque de estacionamento do museu. Se formos a ver, os estacionamentos do centro da cidade eram todos ocupados pelos trabalhadores das lojas, pois estes eram os primeiros a chegar. As pessoas desta forma, são obrigadas a deslocar-se a pé para a loja pretendida (portanto no seu comentário falou de fumos, para mim isto vai diminuir os fumos e melhorar a saude das pessoas) e são também obrigadas a ver outras montras que também é muito melhor para o comércio.
E talvez o mais importante de todos, os acessos a pessoas com mobilidade reduzida foi totalmente revisto, agora todos os passeios têm uma rampa para que pessoas com cadeiras de rodas possam também dar a sua voltinha pela cidade. Já se pode ir da Caixa Agrícola até a biblioteca municipal e quando tudo estiver acabado vai-se poder ir do centro de saúde de milhundos até ao tribunal.
Para terminar, estas obras são financiadas pela comunidade europeia, portanto, eram mesmo para aproveitar e dar uma lufada de ar freco e modernização a esta cidade.

Quando este transtorno das obras acabar, creio que vamos todos dizer, ainda bem que houve mudanças.

É claro que escrevi isto, nao para repreender ninguém, mas para dar o meu ponto de vista. Creio que é necessário haver discussões saudáveis para que se tenha uma visão diferente do assunto.

Com os melhores cumprimentos
Gonçalves

1 comentário:

  1. Concordo com o que foi escrito pelo senhor Gonçalves. Basta passar no Sameiro e ver como estão a ficar aquelas zonas!
    Alguém se lembra como era a área junto ao Centro de Saúde e à Escola Preparatória ? Está muito mais bonito agora.

    ResponderEliminar