quinta-feira, 19 de abril de 2012

OS COMENTÁRIOS...


Tenho dois comentários de pessoas que usaram nomes fictícios a dizerem maravilhas da regeneração urbana de Penafiel: o Sr. Gonçalves e o Sr. José Matos.
Ao Sr. Gonçalves, que acha muito bem o estreitamento da via rodoviária, eu só lhe digo: se o senhor residir no centro da cidade como diz, queira Deus que não venha a necessitar urgentemente do INEM para o levarem a tratarem-lhe da saúde. Um minuto pode valer uma vida. Não, não estou a dramatizar, estou apenas a pensar alto naquilo que pode acontecer. O trânsito vai ficar mais dificultado e a cidade vai respirar muito pior. Está tudo à vista de olhos. Não é preciso que as obras terminem para se constatar esse facto. Penafiel vai atrofiar e o comércio local com a falta de estacionamentos vai definhar.
Os passeios estão largos e o Sr. também gosta. Mas quem gosta mais são os "putos" a transitar de bicicleta em cima deles. O Sr. Gonçalves nunca viu os ciclistas a passear pelo granito grande e largo? Eu já vi muitas vezes. Estou de acordo se me disser que antes desta história  trágico-cómica da largura dos passeios, eles eram demasiado estreitos. Eram de facto muitos estreitos. E agora? Não os acha demasiado largos? Neste caso, o meio termo não é uma zona cinzenta. Eu sempre defendi que os passeios deviam ser mais largos que ontem e mais estreitos que hoje. Quanto à estrada, evidentemente que devia ser mais larga de modo a que uma ambulância possa ultrapassar um outro veículo qualquer. Tenho de juntar a este problema da largura dos passeios, o crime praticado pela substituição da calçada à portuguesa pelo granito. Por isso Sr. Gonçalves esta regeneração que já começou há cerca de sete anos, está ferida de morte no centro da cidade.
Entretanto, o Sr. José Matos no seu pequeno comentário está de acordo com o Sr. Gonçalves. Tudo bem, tem liberdade para isso. De facto a zona do Centro de Saúde, não está mal. Era uma zona degradada e qualquer arranjo que lá se fizesse era bem vindo. Mas atenção que diminuíram os estacionamentos naquele lugar e isso não devia acontecer. Eu, se fosse presidente da Câmara ou vereadora da mobilidade, regenerava aquele local privilegiando os estacionamentos porque está próximo de duas instituições super concorridas ligadas à educação e à saúde. Já agora, passeios amarelos, porquê? Andam com má cor. O que lhes vale é o posto médico estar logo ali ao pé. Mas, somando os prós e os contras, aquilo está bom. Está sim senhor.  Ninguém deve dizer o contrário.
Para terminar, gostaria que os autores destes dois comentários se identificassem devidamente. Não dói nada...

3 comentários:

  1. Fernando,
    Quantos lugares é que tinha antes ?
    Quantos lugares é que existem agora (após a intervenção) ?

    ResponderEliminar
  2. De facto agora até tem mais. Os autocarros do Alberto Pinto, antigamente tinha cerca de 40 lugares, mas agora a Valpi consegue chegar aos 60...

    Cumprimentos
    Beça Moreira

    ResponderEliminar
  3. No google maps ainda tem o espaço antes das obras. Dá para contar os lugares que haviam lá!
    Depois pode ir até dar uma voltinha a pé e contar quantos há agora. Assim ficavamos a saber.

    Obrigado.

    ResponderEliminar