sexta-feira, 6 de abril de 2012

OS NOVES...



Quem vai às compras sabe que é assim. Eu vou muito às compras. Mas atenção que as minhas compras são daquelas que têm de se fazer. O corpo tem de ser mantido a alguma coisa que se coma.
Alguém me saberá dizer porque razão a maioria dos preços dos produtos terminam em nove (9)? Hoje comprei cenouras a 0,49; maçãs a 0,69;  alface 0,59; morangos a 1,99; bananas a 0,99; pêras a 1,09; carapau a 2,79; vinho a 1,09, pernas de frango a 2,99. Mas muitos, muitíssimos produtos mais há com o nove no final: Borrego a 5,99, cabrito a 11,99, febras a 1,99, vinho verde ao garrafão a 5,99, feijão verde 2,99, comida para gatos a 9,99, iogurtes a 1,09, papel higiénico a 3,59, resmas de papel A4 a 3,59 e por aí fora. 
É o marketing em toda a sua força, mas parece um idioma. Nós portugueses até nos campos de futebol, já falamos búlgaro, ucraniano, ou russo, quando pronunciamos Kostadinov (Porto), Mladenov (Belenenses), Yordanov e Bjinov(Sporting)...
A  esta história dos noves, eu teria de colar uma outra em que o protagonista foi Mário Soares. Sabem a quantos quilómetros à hora ele ia na A8, num automóvel  pago pelo erário público? A 199. Exactamente a cento e noventa e nove. 
Por acaso foram os radares que lhe tiraram a "fotografia". Mas se fosse algum agente da autoridade, não tenho dúvidas que ele abria a janela e dizia: Ó Sr. guarda desapareça...
  

Sem comentários:

Enviar um comentário