domingo, 1 de abril de 2012

Penafiel e a 2.ª Guerra Mundial (24)


 Logo no princípio de Março de 1941, com a 2ª guerra mundial já espalhada um pouco por todo o mundo, tropas francesas leais ao general De Gaule no norte de África, comandadas pelo general Leclerc, forçaram a rendição dos italianos que defendiam Kufra, na Líbia. Na frente grega, Mussolini chegava a Albánia para inspecionar as suas tropas. Por seu turno, tropas do XII exército alemão, que preparavam o assalto à Grécia, cruzaram o rio Danúbio penetrando na Bulgária.
Em Penafiel, no dia 2 de Março de 1941, houve festa rija. Eram os festejos de fim de curso de milicianos. Foi plantada uma árvore no jardim do Calvário, foi depositado um ramo de flores no monumento da 1ª Grande Guerra, na praça municipal. A finalizar as cerimónias, os milicianos não quiseram esquecer os pobres de Penafiel, oferecendo-lhes um abundante almoço.
A 8 de Março, o Senado dos EUA, aprovaram a lei de Empréstimo e Arrendamento. Ao seu abrigo, a Grã Bretanha e a Grécia obteram equipamentos militares procedentes dos Estados Unidos. Hitler recebeu em segredo o Príncipe Paulo, regente da Jugoslávia, instando-o a unir-se ao pacto tri-partido e a permitir a passagem de tropas pelo seu território com destino à Grécia.
Nesta altura circulava na cidade de Penafiel, uma recolha de donativos para ajudar às obras de reparação no Hospital da Misericórdia, motivadas pelo ciclone que se abateu na região em Fevereiro. Os donativos que deviam ser entregues na Câmara Municipal, surgiram como resposta aos apelos lançados pelo presidente, o padre Carlos Pereira Soares.
Em Londres a guerra continuava a fazer grandes estragos nesta cidade, que suportou um dos bombardeamentos mais intensos desde o início do conflito e os alemães enviavam um ultimato à Jugoslávia concedendo cinco dias ao seu governo para decidir sobre as exigências apresentadas por Hitler ao Príncipe Paulo da Jugoslávia.

Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário