segunda-feira, 9 de abril de 2012

A SENHORA DA SAÚDE...


Hoje é dia da Senhora da Saúde. Já há muito tempo que não vou a Bustelo neste dia. Há muitos anos mesmo. Mas noutros tempos aquilo para além de ser uma festa, era uma festa maior para as famílias da cidade. Lembro-me de quando era criança. Todos os anos a minha família ia a pé para a Senhora da Saúde passar umas horas de festa. Saíamos de casa da Travessa dos Fornos por volta das dez horas e chegávamos lá antes do meio dia. Assentávamos arraiais, isto é, estendíamos uma manta colocávamos os comes e bebes em cima e pronto, era só deixar  deslizar o tempo e a vontade de comer. Pataniscas, bolinhos de bacalhau, frango assado, bacalhau frito e tudo o mais que o estômago reivindicava. Costumávamos ficar mais ou menos no local onde hoje está localizada a Junta de Freguesia de Bustelo. Aquele monte ficava à pinha com gente de todas os lados, mas era por ali que se juntavam as famílias da cidade. Ficávamos virados de frente para a Igreja, para  os arcos e para a multidão que andava de lado para lado. Era uma tarde em cheio. 
O fim de festa era uma seca. O farnel que na ida ia nas cestas e sacas, na vinda vinha bem acomodado nas "barrigas" de cada um. O garrafão vinha mais leve. Já não havia problemas de os filhos dos meus pais andarem sempre a empurrarem de uns para os outros a ver quem levava os cinco litros de tintol.
Era de facto uma bela festa. Se calhar hoje continua a ser uma festa por excelência, mas as famílias da cidade deixaram de se deslocar e fazer o que se fazia em tempos que a memória gosta de reviver...

Sem comentários:

Enviar um comentário