segunda-feira, 23 de abril de 2012

QUAL A PRESSA?...


O que se está a assistir no Largo da Misericórdia e Praça Municipal, não é propriamente um cenário apocalíptico. Até porque um cenário apocalíptico é um caos que se instala à escala planetária. Não é esse o caso. E depois um cenário desses é algo transcendente para mim. Ultrapassa-me por todos os lados.
Mas o que estamos a ver na dita zona parece a reconstrução de uma zona atingida por um cometa, que se distraiu e zás, caiu-nos em cima, tal é a confusão que lá está instalada. A azáfama é grande, a pressa é muita e as correrias são loucas. 
Mas afinal tanta pressa para quê? É que suspenderam todas as obras que estavam a decorrer normalmente noutros pontos da cidade e  agora as atenções e as máquinas estão todas concentradas no mesmo local: na zona histórica da cidade. Na rampa das Freiras, as obras começaram e ainda não acabaram. Na Praceta da Alegria, está lá um buraco do tamanho da tristeza, fruto também de obras interrompidas.
Porque será que está tudo virado para o Largo da Misericórdia e Praça Municipal. Porque será? Porque não começam e acabam alguma coisa?
Eu já ouvi dizer, que esta paranóia que está decorrer naquela zona tem a ver com uma cerimónia qualquer que vai acontecer em Maio no museu municipal. Portanto, é necessário tornar o mais depressa possível esta cidade mais bonita, mais turística, mais cosmopolita, mais urbana, não vão os nossos visitantes tropeçar num qualquer sinal de ruralidade, que possa pôr em cheque todo um executivo camarário muito modernaço, todo virado prá frentex.
Se a preocupação de Alberto Santos e Companhia é essa, eu fico quedo e mudo. É como atirar areia aos olhos dos penafidelenses. É como tentar lavar a cara de um corpo que não toma banho há anos. É a tal história do "parece mas não é". E eu gostaria mais que Penafiel fosse o que na realidade é. Sem operações plásticas, sem implantes, sem interferências cosméticas...

1 comentário:

  1. O tempo das obras está a derrapar ?
    Estão a alargar o prazo ?

    ResponderEliminar