sábado, 17 de setembro de 2011

A DESTRUIÇÃO URBANA...


Na sexta feira dirigi-me ao nº 33 da Rua do Paço, que é onde funciona o gabinete ligado à famigerada regeneração urbana. Fui tentar saber o que vai acontecer ao piso que circunda o monumento dos mortos da Grande Guerra na praça municipal. Não me souberam informar. A foto não é esclarecedora, mas tenho quase a certeza que a calçada vai desaparecer, tal qual o passeio da própria câmara. E pela cor que a foto evidencia, vai ficar igual ao piso dos lindos passeios da avenida Sacadura Cabral. Isto vai doer a quem gosta de Penafiel. 
De facto, o Sr.  presidente da câmara não gosta de Penafiel. Já o demonstrou por e de diversas maneiras. Este executivo prepara-se para desferir mais uns golpes na cidade. O Dr. Alberto Santos que fala muitas vezes na memória e na história  penafidelense, faz precisamente o seu contrário, ignora a memória e a história de uma cidade que tem 241 anos. Alberto Santos não nasceu por aqui, (já nem falo de Paula Teles, que é de Arouca). Alberto Santos nasceu em Paço de Sousa a uns tantos quilómetros da cidade. Não tem cá as suas raízes. Não tem o privilégio de sentir o que sente quem por aqui nasceu. A cidade não lhe diz nada. Nunca lhe disse. Alberto Santos não é de cá. É penafidelense porque Paço de Sousa pertence ao concelho, mas o seu coração não é daqui.
De facto o nosso presidente não é tão penafidelense como quem nasceu nestes quelhos, nestas ruas, nestes largos. Não brincou,  não cresceu, não adolesceu, não se fez homem  por estes lados. Não tem amor à cidade. Por isso não pode falar de afectos. Não me acredito que se Alberto Santos tivesse nascido na cidade,  tivesse o desplante de levar por diante o que se prepara para fazer no centro antigo deste burgo.
O que se prepara para acontecer no centro histórico é mais um atentado às nossas referências. A câmara vai gastar 2 milhões de euros, já que o resto vem de fora, em algo que não faz sentido.
Por acaso é necessário fazer um quiosque novo? O que temos ali, pode não ser uma lindeza, mas não serve? Claro que serve por mais alguns anos. Por acaso a nossa Praça Municipal está assim tão mal que justifique uma intervenção de fundo? Pode é precisar de um arranjo no seu piso. Por acaso o Largo da Misericórdia necessita de mais alguma intervenção? Por acaso precisamos de um novo Posto de Turismo?  Então já não temos um no Museu e muito bom? Ora valha-nos Deus.  A nossa câmara tem muito dinheiro e muito pouco gosto.
Penso que este executivo não tem legitimidade para tudo. Um autarca apesar de eleito, de estragar não tem o direito.
Eu gostava de perguntar ao Sr. Presidente da Câmara se gostava que futuramente viesse um outro autarca eleito e desfizesse um qualquer trabalho seu? Claro que não gostava, mas é o que vai acontecer ao passeio da Câmara, obra realizada ainda há pouco tempo e que vai ser alvo de destruição. Aqui em Penafiel não se respeita o trabalho dos outros. 
No centro da cidade aceito é obras de correcção, e não esta destruição que vai ser levada a efeito.
Só lamento que não apareça alguém com coragem para interpor uma providência cautelar para acautelar algumas referências penafidelenses, que se preparam para levar com uma bomba na cabeça. Francamente, Sr. Presidente...

Sem comentários:

Enviar um comentário