sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A PROCISSÃO...


Quem me conhece sabe que não sou muito dado a religiosidades. O catolicismo foi-me imposto por uma educação que vigorava na altura. Eram tempos de Salazar e Companhia. Meus pais limitaram-se a dar-me o que lhe deram a eles. Nem fizeram bem nem fizeram mal. Fizeram o que era normal para a época. Felizmente que se abriram outros caminhos, como por exemplo o do conhecimento que ainda percorro. Tudo porque os corpos têm tendência para o seu equilíbrio e eu senti que a religião não me proporcionava qualquer ponto de equilíbrio, nem emocional muito menos cultural. E então, dei o fora. Hoje faço tudo para acreditar... nas pessoas...

No passado Domingo em Penafiel, a cidade foi invadida por uma procissão, a de Santa Luzia. Um blogue penafidelense todo dado a estas coisas, fez uma cobertura desse acontecimento religioso. Os comentários que se seguiram foram assim:
Paula Mota disse: Santa Luzia bendita nos ajude a todos nós. 
Pedro Couto disse: Santa Luzia milagrosa; eu acompanhei até ao fim a procissão.
Esta gente é muito crente, muito devota, muito religiosa. Por exemplo o Pedro Couto diz que acompanhou a procissão até ao fim e o Tiago filmou todo o desfile de andores, beatos e beatas. O que eles não viram foi uma outra procissão. Não sei se foi uma questão de vistas ou de olhos, mas não viram com certeza.
Essa procissão vinha logo atrás da dita cuja. Era um fila interminável de carros e camionetas em andamento lento, muito lento. Isso eles não viram. 
Isto para dizer o quê? Para dizer que uma manifestação, esta religiosa, não tem o direito de atrasar a vida a quem quer que seja. Penafiel é uma estrada (EN15) e não devia ser obstruída desta maneira. Eu sei que há alternativas, mas muito trânsito foi apanhado de surpresa por este desfile.
Depois e para que saibam a única procissão autorizada a passar pela cidade é a do Corpo de Deus, pela simples razão porque não se pode ocupar uma via de circulação por dá cá aquela palha. Penafiel só mostra com estas coisas o seu atraso... 

A foto não tem que ver com a procissão de Santa Luzia...

Sem comentários:

Enviar um comentário