terça-feira, 27 de setembro de 2011

Património da Humanidade...


No passado domingo à noite, o programa "Câmara Clara", foi todo ele dedicado ao Museu de Vila Nova de Foz Coa. Uns momentos antes eu tinha lido um texto de António Lobo Xavier no jornal "O Penafidelense" dizendo que a crise que actualmente vivemos vem desde há quinze anos. Ora fazendo as contas, o Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Penafiel, reportou o início desta crise aos tempos de António Guterres, deixando de fora Cavaco Silva. 
Pronto, é a opinião dele, temos de respeitar, concorde-se ou não, e eu não concordo de todo. Para esta gente Cavaco Silva funciona como um deus que desceu do céu à terra, para a pôr mais redondinha, mais perfeitinha, o que não aconteceu, porque ela continua mais achatada nos pólos, como se sabe.  Mas estava eu a falar do Parque Arqueológico do Vale do Côa. 
Lembram-se de um político que era primeiro ministro, que em 1994 queria fazer uma barragem no Rio Coa "afogando" com isso todo um espaço de gravuras rupestres que mais tarde foram consideradas Património da Humanidade? Claro que se lembram. Até diziam que a barragem ia ser bom para a zona criando muitos postos de trabalho, muito desenvolvimento e não sei que mais. O que eu sei é que Cavaco em 1995 foi à vida e com ele foi também a barragem. Construiu-se em vez dela um belo parque museológico que hoje é o grande ex-libris da região. Foi dito no programa da Paula Moura Pinheiro, que hoje trabalham por lá 45 pessoas, e se a barragem fosse para a frente eram só necessários 3 ou 4 trabalhadores.
Nesta história eu quero destacar os nomes de dois políticos, um pela negativa e outro pela positiva. O nome negativo é o de Vasco Graça Moura, que na altura da descoberta das gravuras rupestres as classificou desrespeitosamente como garatujas. Este execrável cavaquista gozou com aquilo que outro político, o positivo, Manuel Maria Carrilho acreditou, protegeu e transformou naquilo que é hoje.
Portanto Dr. Lobo Xavier, ao proteger Cavaco Silva está-se a desproteger a si próprio porque nem todos têm a memória curta. Quanto à crise propriamente dita e a sua ligação com o actual presidente da República, é  ler o que diz o sociólogo Boaventura Sousa Santos, num texto aqui publicado no passado dia 22 de Agosto...

Sem comentários:

Enviar um comentário