quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A regeneração urbana...


Sinceramente não sei o que vão fazer ao lago do Sameiro. Sei que vai ser reformulado. Não sei o que lhe vão fazer. Eu pergunto:  é necessário mexer em algo que está assim há tanto tempo e que até nem está mal? É preciso gastar dinheiro num espaço que está para lavar e durar? Claro que não.
Se o limpassem de vez em quando, é que era uma obra de caridade higiénica e de saúde estética e ambiental. Se em vez de mexerem no lago fossem dar uma vista de olhos ao parque florestal, isso é que era uma boa medida. O parque florestal do Sameiro está abandonado. Já aqui chamei a atenção às autoridades competentes para o estado calamitoso de uma das melhores "sombras" que a cidade tem.  Deixem o lago em paz, sossego e limpo.
Aqui nesta terra, de há uns tempos a esta parte, é só obras acessórias. Onde vai parar a essência, a alma desta terra? Vamos ter uma data de coisas muito "bonitas" e continuamos por exemplo, a não ter uma sala de espectáculos. E já lá vão há vinte e cinco anos. 
A nossa câmara vai gastar 10 milhões de euros nesta história, e bastava meio milhão para fazer história. Era quanto custava a aquisição do espaço do antigo Cine Teatro S. Martinho em 2003. Se tivéssemos um executivo camarário competente e mais preocupado com os verdadeiros afectos dos penafidelenses, tenho a certeza que o mundo penafidelense tinha mais substância. Assim vamos ter uma cidade apenas maquilhada. Vai mais parecer do que ser...
Mais duas notas finais para falar em duas futuras praças. A do antigo mercado, um executivo de direita, deitou-a abaixo há cerca de 35 anos. Volvidos estes anos e para compensar, outro executivo de direita, vai construir duas praças de uma assentada. Uma chamada Escritaria (????????) e outra com o nome de António Nobre. Uma vez que o poeta portuense António Nobre já tem um busto e uma rua com o seu nome em Penafiel, porque não pôr o nome do poeta paredense Daniel Faria? Ficava bem.
Por falar nisso, o que é feito do Prémio de Poesia Daniel Faria? Ó Daniel já foste...

Sem comentários:

Enviar um comentário