domingo, 25 de setembro de 2011

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PENAFIEL...


Já há algum tempo que eu não ia assistir a uma sessão da Assembleia Municipal (AM) . Parece que não tenho perdido nada de especial. Não dá para lá estar muito tempo. Mas o que fica no ar para quem lá vai, é o costume: a oposição diz uma coisa e o poder diz o seu contrário. 
Nesta sessão, que se realizou na passada sexta feira, dia 23,  eu registei mentalmente algumas notas com os seus próprios nomes. É verdade que a comunicação social local e regional está de joelhos perante o poder, como disse por outras palavras, o deputado da CDU Jesus Ferreira. Por ele também ficamos a saber que o Parque da Cidade está construído ilegalmente. O Sr. Presidente da Câmara limita-se a sorrir dizendo que não. Vá lá saber-se quem tem razão.
O deputado Pedro Norberto da coligação "Penafiel Quer", continua a ser mais do mesmo: vem sempre com os seus "bem haja senhor presidente por isto, bem haja senhor presidente por aquilo". Ó Dr. Pedro Norberto vire a página. Para dizer o que diz, mais vale estar  como toda a bancada de direita está: muda.  
Os deputados do PS, Nuno Araújo e André Ferreira, disseram coisas que a direita, concretamente o Sr. Presidente da Câmara não gostou, mostrando até alguma irritação. Chegou mesmo a dizer que as intervenções de Nuno Araújo eram uma atitude persecutória. E isto por quê? Nuno Araújo acusou com provas documentais o executivo, de fazer ajuste directo e não por concurso a contratação de obras de construção. O presidente Alberto Santos diz que não. O PS pela voz do mesmo Nuno Araújo ficou de apresentar mais provas sobre este assunto em futuras sessões da AM. A bancada da direita estava queda e muda. Claro, não tem nada para dizer...
Quem antigamente ainda dava um pouco de luta, era o deputado Alberto Clemente, hoje na condição de vereador está reduzido ao silêncio. Acho que faz falta na sua bancada. Ou não fará, porque o último a falar é sempre o Sr. Presidente da Câmara, portanto fica no ar que, quem ri por último, ri melhor.
Uma nota final para dizer que a meu lado se sentou um deputado do "reviralho" (era do PS e agora é do PSD). Trata-se do presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho de Recesinhos. Então, aquando da intervenção da deputada Margarida Medeiros, em que foi notório um certo nervosismo, o tal  "vira-vento" que estava a meu lado, disse-me que, para fazer o que ela foi fazer, mais valia estar quieta e calada. Eu disse-lhe ao ouvido, que era bem melhor alguém falar como ela falou, do que nunca falar, como é o caso de praticamente toda a  bancada de direita. E é verdade. A maioria esmagadora destes deputados municipais passam quatro anos apenas a "sacar" 70 euros por sessão.  Passado alguns minutos o "viradinho" já não estava a meu lado. Se calhar foi pregar para a sua freguesia...

A foto que acompanha este texto não é da Assembleia Municipal
É de autoria de Napoleão Monteiro e mostra uma reunião de Câmara

1 comentário:

  1. Beça Moreira, só agora descobri este bolg e digo-lhe: o Sr. merecia mais.
    Pena que não haja mais pessoas do seu calibre, com a sua independência e com a uma tão isenta capacidade de análise. Se tivéssemos uma comunicação social local ao seu nível, Penafiel era uma terra bem mais desenvolvida e menos cacique. Parabéns. Vá escrevendo por favor porque ganhou um leitor diário.

    ResponderEliminar