domingo, 29 de julho de 2012

QUEM DIRIA!...

Há dias, escrevi aqui no meu ADN, que tinha descoberto que o ex-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Coriolano de Freitas Beça, residiu na "minha" Travessa dos Fornos.
Hoje descobri coisas muito mais engraçadas. De certidões em certidões, de assentamentos em assentamentos, fiquei a saber coisas que nunca imaginei. Foi com alguma surpresa que que fiquei a saber que a minha família tem no passado, no século XIX, pessoas muito importantes na vida pública de Penafiel. 
Depois de todas as pesquisas, de todas as consultas cheguei a certezas impensáveis.
O Dr. Coriolano de Freitas Beça (1834-1914), que era advogado e foi presidente da Câmara de Penafiel entre 1880 e 1882 e tem uma rua com o seu nome na zona do Trinta e Três, era filho de Rodrigo de Freitas Beça.
Este Rodrigo de Freitas Beça, era médico e cirurgião e foi director do Hospital de Penafiel. Fundou o "Teatro Penafidelense". Privou com o poeta Joaquim Araújo e fundou o jornal "Gazeta de Penafiel". Também tem uma rua com o seu nome na zona do Trinta e Três-

Rodrigo de Freitas Beça (1805-1874) era irmão de João  Marçal Correia Freitas Beça. Este por sua vez, era pai de Guilhermina Correia Beça. Esta senhora era mãe de Leopoldina Correia Beça. A senhora Leopoldina era a mãe de Margarida Pinto Beça. E esta Margarida foi a mãe de Fernando Beça Moreira, eu próprio...

Não sei se perceberam? Recapitulando: o pai do Dr. Coriolano Freitas Beça era irmão do meu trisavô, João Marçal Correia de Freitas Beça.
Afinal,  eu, que não passo de um “borra botas”, tive gente importante na família.  Até um presidente de Câmara. Quem diria!...

É evidente que há muito mais gente no meio desta gente. Por exemplo: o Dr. Coriolano era um de doze irmãos. Nasceu em Penafiel. Que seu pai era natural do Porto e era filho de gente modesta da freguesia da Madalena do concelho de Paredes. E muito mais peripécias.
A foto de cima é de Coriolano de Freitas Beça e a de baixo é de seu pai Rodrigo de Freitas Beça...

Sem comentários:

Enviar um comentário