terça-feira, 3 de julho de 2012

A "QUINTA PENAFIEL QUER"...


Era assim que devia ser no país inteiro. Isto é uma espécie de democracia directa, em que o povo participa mais activamente. A democracia representativa é insuficiente, quase não é democracia. Em Penafiel também devia ser assim. Se assim fosse. Se nesta terra o poder de decidir algumas coisas fosse dado aos cidadãos, talvez muita asneira se tivesse evitado. Não tenho a certeza de coisa nenhuma, mas estou convencido de que, por exemplo, a regeneração urbana não teria estas distorções da paisagem penafidelense, que vamos vendo todos os dias. O executivo tem de facto toda a legitimidade para executar o seu programa eleitoral, mas certas coisas o povo devia ser ouvido. (Aliás a regeneração urbana de Penafiel não constava no programa eleitoral da coligação "Penafiel Quer". Nem a regeneração, nem coisa nenhuma. Simplesmente Alberto Santos não apresentou programa nenhum). 
Em Penafiel não se fez isso. Fizeram-se apresentações de sumptuosos livros de projectos, chegando ao ponto de sentadinhos em sofás, juntar multidões no Largo da Ajuda para comunicar à criançada que Alberto Santos e Paula Teles iriam retirar o coração à cidade.
Uma coisa eu tenho a certeza, eu como munícipe e tivesse poder, fazia uma verdadeira regeneração urbana em Penafiel, não gastando dinheiros públicos em aberrações como: passadiços, coberturas lunares, quiosques-coretos, postos de turismo desnecessários, substituições criminosas de passeios, caça às bruxas de basalto, praças e degraças, destruições e outras confusões, mas deixava Penafiel como a cidade com mais mobilidade para todos do país. E isso não custava metade dos milhões que estão a estourar cá no burgo. Se calhar preocupava-me mais com as condições de vida dos penafidelenses que lutam todos os dias contra a falta de condições de vida elementares, meu caro Dr. Alberto Santos, ilustre presidente da Câmara Municipal de Penafiel. Edilidade que de há dez, onze anos a esta parte, deixou de ser penafidelense e passou a ser a "Quinta Penafiel Quer"...

Recorte do Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário