sábado, 7 de julho de 2012

LULA DA SILVA...



Lula da Silva: "Chávez, conta comigo"

Fórum de São Paulo terminou com voto de confiança do ex-Presidente do Brasil à reeleição do Presidente venezuelano. 

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva manifestou ontem o seu apoio a uma reeleição do presidente venezuelano Hugo Chávez nas eleições de outubro, num vídeo transmitido no encerramento do Fórum de São Paulo.
"Chávez, conta comigo, conta com o PT (Partido dos Trabalhadores do Brasil), conta com a solidariedade e apoio de cada militante de esquerda, de cada democrata e de cada latino-americano. A tua vitória será a nossa vitória", afirmou Lula.
Lula da Silva observou que, "com a liderança de Chávez, o povo teve conquistas extraordinárias. As classes populares nunca foram tratadas com tanto respeito, carinho e dignidade. Essas conquistas devem ser preservadas e consolidadas", sustentou. 

América Latina é "referência internacional de alternativa ao neoliberalismo"


Nas presidenciais da Venezuela de 7 de outubro, Hugo Chávez procura a sua terceira reeleição consecutiva. 
Impulsionador do Fórum de São Paulo em 1990, o ex-presidente brasileiro destacou a importância deste encontro e realçou que graças aos governos "progressistas" regionais, a América Latina é hoje "uma referência internacional de alternativa ao neoliberalismo bem sucedida". 
Lula da Silva ressalvou, porém, que "ainda há muito a fazer (...) para que a democracia prevaleça" na América Latina e para que a "soberania nacional e regional prevaleçam", defendendo para isso uma "maior integração".    
Por outro lado, o ex-presidente brasileiro constatou que os países latino-americanos enfrentam também os problemas da "pobreza e desigualdade", apontando a necessidade de se apostar no "crescimento económico, políticas sociais e reformas estruturais" e de se manter "a unidade na diversidade".  
O Fórum de São Paulo terminou com um voto de confiança à reeleição de Chávez através de um "plano de ação" para apoiar a sua campanha, "sustentar" a sua vitória e "derrotar a direita". 
Representantes da esquerda mundial concluíram o encontro de três dias com a "Declaração de Caracas", com 41 pontos, que incluem um pedido para que o Equador conceda asilo político ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, o apoio à reeleição de Chávez, em outubro, e do presidente do Equador Rafael Correa, em fevereiro de 2013, bem como à candidatura à presidência das Honduras da mulher de Zelaya, Xiomara Castro. 
A Declaração acusa ainda a direita mexicana de "manipulação mediática, compra de votos e outro tipo de fraudes" nas eleições presidenciais de 01 de Julho. 
in JORNAL SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário