domingo, 22 de julho de 2012

PENAFIEL CIDADE SUJA...



Só não vê quem não quer. Todos os dias o Sr. Presidente e a vereação da câmara, inclusive o vereador ligado à limpeza, que não sei quem é, passam pela cidade, e bem vêem a sujidade debaixo dos pés. 
A palavra limpeza deve ser um termo pouco agradável de pronunciar. Por isso não há vereador da limpeza. Procurei saber mas não encontrei. Creio que seja o vereador do "ambiente" que é uma palavra mais fina. É quase como o lixo. O lixo já não é lixo, é RSU. Então RSU não é mais poético? Claro. A palavra lixo já foi para o lixo há algum tempo nesta terra. Só que o lixo anda por aí aos pontapés.
Há tempos, quando o jornal "Notícias de Penafiel" era um jornal "limpo", havia um senhor chamado António Pereira Barbosa Júnior, que nesse semanário chamava a atenção do executivo camarário, para estas coisas ligadas à limpeza e sujidade. Creio mesmo que o senhor António "Bôla", atravessou vários executivos: Justino do Fundo, Agostinho Gonçalves, Rui Silva e princípios de Alberto Santos. Só que o PSD/PP, que é quem manda nesta terra e no dito semanário, despediu aquela voz um tanto incómoda para a coligação partidária.  Lembro-me muito bem da tristeza que ele sentiu por ter sido corrido do "Notícias de Penafiel". Que houve má fé, eu sei que houve. Aliás diga-se que desde que o PSD/PP tomou o poder em Penafiel, outros cidadãos levaram um chuto no cu daquele jornal. Não vale a pena cita nomes. Toda a gente sabe quem eram as "bestas" de língua afiada.
Mas vamos falar de porcaria, ou da falta de limpeza em Penafiel.
A Praça Municipal foi alvo de um arranjo nas pedrinhas durante tempo de mais. Ficou espalhado pelo chão todo o resultado desse restauro. Agora aquele espaço está todo sujo. E nem uma Feira do Livro serviu de pretexto para os serviços de limpeza da Câmara, activassem uma medida para limpar aquela zona que "mete nojo aos cães". Frase que o Sr. António Barbosa costumava usar, quando via a falta de limpeza fosse onde fosse. Estou convencido que uma simples mangueirada para além de limpar, ficaria mais notório o contraste na calçada da Praça Municipal. O branco ficava mais branco e o preto ficava mais preto. Claro que ficava bem e bonito. Mas a Câmara não entende assim, paciência. Mas quando cá veio o Cavaco, inaugurar o museu, a Câmara não teve dúvidas. Foi toda lampeira em mandar limpar as ruas por onde o Sr. Presidente da República iria passar. Eu vi a limpeza que foi feita. Eu vi os funcionário a limpar à pressão a Praça Municipal, a Rua Joaquim Cotta  e o Largo da Ajuda. Eu vi.
Mas agora não vejo nada. Está tudo sujo e ninguém quer saber. Até aquele pequeno jardim em volta do monumento dos mortos da Grande Guerra, está uma lástima. Ninguém quer saber.
Ó Dr. Antonino de Sousa, o Sr. que viu tão bem a espectacular, grandiosa, fantástica, fenomenal "Noite Branca",  não vê estas coisas negras da cidade? Eu vejo e quase toda a gente vê. 
Faz-se uma "regeneração" tão bem urdida e estas "pequenas" coisas passam ao lado de quem manda nesta terra? Não pode ser. Não é só fazer mal à cidade, que é o que andam a fazer há um bom par de anos. É preciso proteger os idosos e a nossa cidade com mais de 240 anos, bem carece desse tratamento. Mesmo que isso seja extremamente... fácil.
Ó  senhores do poder, não têm receio do que podem ver, sentir e pensar, os turistas que nos visitam? Eu tinha, receio e vergonha, muita vergonha...

3 comentários:

  1. Boa noite amigo, na verdade está tudo dito , o Sr:continua a pregar no deserto o que lamento, por ignorância de algumas pessoas e que não querem dar o braço a torcer simplesmente pela sua vaidade.
    Senhores do poder tenham lá vergonha e façam de uma vez por todas, aquilo que já devia estar feito há´muito tempo , todos os dias são chamados a atenção da vergonha em termos da limpeza da nossa cidade.
    Se eu fizesse parte deste equipa tinha mesmo vergonha de me mostrar, sentia-me muito pequenino pelo sentido de responsabilidade que os senhores tem para com os penafidelenses.

    ResponderEliminar
  2. Espero que com a chuvada que caiu do céu esta noite tenha lavado alguma coisa da calçada na Praça Municipal. se calhar não, uma vez que as árvores estão cheias de folhas. Quando for tomar café, vou reparar nisso...

    ResponderEliminar
  3. Hoje fui tomar café e verifiquei que a chuva que caíra durante a noite, não limpou nada. A Praça Municipal continua suja. Pede-se o favor a quem provar que sabe limpar um local daqueles, que faça o respectivo orçamento e o entregue à Câmara Municipal. Pode ser que resulte...

    ResponderEliminar