segunda-feira, 30 de julho de 2012

A AVÓ LEOPOLDINA...


Eu peço desculpa aos meus amigos, por esta pieguice. Eu gosto muito de partilhar as minhas simpatias, os meus gostos, as minhas emoções. E como pessoa de afectos, aqui deixo esta foto, que mostra a minha avó Leopoldina Correia de Beça, com duas netas ao colo e mais dois netos no chão.  Eu sou o da esquerda com dois anos de idade. Esta minha avó e voltando ao tema da minha árvore genealógica, é neta de João Marçal Correia de Freitas Beça, que era irmão de Rodrigo de Freitas Beça, que por sua vez era pai do ex-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Coriolano de Freitas Beça. 
Há meia dúzia de anos, no Jornal 3 de Março, eu fiz a biografia destes dois ilustres penafidelenses, embora o Rodrigo fosse natural do Porto, numa rubrica chamada "Nome de Rua", longe de imaginar que estava a falar de meus familiares. Mais tarde, em 2010 no opúsculo dedicado às Penafidelências, fiz umas quintilhas dedicadas ao Dr. Coriolano, que foi actor de teatro no Recreatório. Pronto era só mais isto que eu queria dizer... 

1 comentário:

  1. Esta história da minha árvore genealógica, já deu para saber que tenho familiares em freguesias como: para além da freguesia de Penafiel, tenho também em Guilhufe, Marecos, Milhundos, Santiago, Novelas, Bustelo, Cabeça Santa, Meinedo (Lousada) e Porto para já. Os do Porto são aquela gente mais ilustre do Coriolano de Freitas Beça e Rodrigo de Freitas Beça.
    Já tenho avós da sexta geração.
    Um dia destes ainda vou descobrir que venho do tempo dos afonsinhos...

    ResponderEliminar