terça-feira, 31 de julho de 2012

JUSTINO DO FUNDO...


Faz anos hoje que Justino do Fundo nasceu. Não interessa quantos. Este mês que agora termina, também faz alguns anos que faleceu. Também não interessa quantos. A certas pessoas, os números não interessam, porque são intemporais. Justino do Fundo morreu uma vez, mas mataram-no várias vezes. Aqui na sua cidade, foi e está a ser assassinado constantemente, olhando para os crimes de lesa património penafidelense que estão a ser praticados nesta terra de vaidosos, de políticos, de candidatos a palanques do poder, sempre à procura de um eventual espelho para mirar se a gravata escolhida de manhã foi uma boa opção. 
Esta terra é ingrata, porque produz criminosos, cujas armas são o quero, posso, mando, faço e desfaço como me apetecer e ninguém tem nada com isso. Esta terra é ingrata, porque cria gente sem escrúpulos, que não olha a meios para destruir, e deixar a sua marca. E quanto mais alto melhor. Quem tiver dúvidas, que vá  ver aquela vergonha que está a crescer no meio da rua na Praceta da Alegria. 
De pouca vergonha em pouca vergonha, andamos nisto há um bom par de anos. Quem destruiu a Praça do Mercado para dar lugar à maior estupidez urbanística que existe em Penafiel? Foi o PSD. Quem construiu o mamarracho que está "agarrado" ao antigo Magistério? Foi o PSD e o "contra-peso" CDS. Quem está a destruir a Praceta da Alegria? É o PSD e o "contra peso" CDS. Quem acinzentou a nossa principal avenida da cidade? Foi o PSD e o "contra-peso do" CDS.  
Uma vez perguntei a Justino do Fundo, o que pensava da substituição da calçada à portuguesa pelo granito nos passeios (ele ainda era vivo). Ele não disse nada. Limitou-se a sorrir. Porque ele sabia que o sorriso é a crítica mais eficaz, quando se descobre que o vento sopra do lado errado.  
Não tenho dúvidas que Justino do Fundo está a ser apunhalado todos os dias... e pelas costas....

9 comentários:

  1. Bom homem. Tenho saudades da máxima com que iniciava os seus discursos no fim dos almoços para que era convidado pelo Ismael Mendes, na altura presidente do conselho diretivo da Secundária de Penafiel: "Hoje estou perante os melhores professores de Portugal...."

    ResponderEliminar
  2. Amigo Beça
    Penso que todos os penafidelenses que amam a sua terra estão a ser apunhalados.
    A minha memória diz-me que Justino do Fundo também encabeçou a lista desses partidos que estão a destruir e descaracterizar Penafiel.
    Mas se a maioria dos eleitores vota nestes partidos como se de clubes de futebol se tratassem,depois não se podem lamentar deste bombardeamento granítico que atingiu a nossa terra, onde brincamos e crescemos.
    F.Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Quando Justino do Fundo era vereador, ele votou a favor da destruição da antiga Praça do Mercado, ele próprio o confessou, reconhecendo o erro. Não nos devemos esquecer que o PSD nessa altura tinha a maioria na câmara.
    Se quisermos culpar Justino pela destruição da Praça, se calhar podemos dizer o mesmo de Sousa Pinto em relação a esta "generosa" regeneração urbana...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Então se amanhã,Alberto Santos vier dizer que está arrependido do que fez, fica tudo sanado?
    Que eu saiba o Sousa Pinto nunca mudou do PS.Enquanto houve para aí quem virasse a casaca para os tais partidos que destruíram a Praça do Mercado, e o meu amigo até escreveu sobre isso.
    Também não sei se o Sousa Pinto ou até o PS é a favor ou contra esta regeneração urbana, porque não ouvi nem li nada oficial sobre o assunto.
    O que eu sei, é que o responsável pelo que está a acontecer a Penafiel, é o Presidente da Câmara.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Justino do Fundo não tem que se arrepender da destruição da Praça do Mercado, porque como eu disse, o PSD tinha a maioria na Câmara. Se ele tivesse votado contra, a Praça do Mercado vinha a baixo na mesma. Alberto Santos não se vai arrepender nunca, de coisa alguma. Ele é um homem de convicções, obstinada e nunca se engana como diz o outro. E depois, Alberto Santos é de uma geração de políticos que nós bem conhecemos.
    O Sr. anónimo tem razão quando fala de Justino do Fundo ter virado a casaca. Virou, caiu mal nos penafidelenses. E perdeu as eleições de 1993, por causa disso. Mas se calhar desconhece que Cavaco Silva quando Primeiro Ministro, aliciou-o com um milhão de contos, volto a repetir, um milhão de contos, se ele concorresse à eleições pelo PSD. E Justino do Fundo viu aí uma grande oportunidade de ir buscar verbas para fazer obras. Justino do Fundo disse-me isso pessoalmente.
    Quanto a Sousa Pinto, de facto não sabemos o que pensa sobre esta regeneração, aliás eu não sei o que ele pensa do que quer que seja. O PS de Penafiel neste momento, é um partido indefinido. Existe? Não sei...

    ResponderEliminar
  6. Eu só queria acrescentar que eu não idolatrei Justino do Fundo. Ele não foi o melhor da mundo. Ele enquanto presidente da Câmara também teve os seus pecados. Ele gostava do poder. Ele gostava de mandar.
    Ele tem grandes responsabilidades no destino que teve o Cine Teatro S. Martinho. Ele colocou terrenos na Vila Gualdina em hasta pública para quem desse mais, enquanto que para os funcionários da Câmara, esses mesmos lotes de terreno para construção da habitações, não iam a leilão, os preços não subiam. Isso para mim foi uma tremenda injustiça. Justino do Fundo teve bons e maus momentos, mas foi um penafidelense que mostrou gostava da sua terra, ao contrário de outros que, o gostam é de... está à vista de olhos...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Amigo Beça
    Evidentemente que quem tem a maioria faz o que muito bem quer, e sobra-lhe tempo. Mas votar a favor ou contra não é a mesma coisa. Pois quem votou a favor da destruição da Praça do Mercado, também concordou com o seu derrube.
    Então se a oposição estiver de acordo com esta regeneração urbana, não tem responsabilidades do que está a suceder, só porque eles têm a maioria. Essa não,meu...
    Não sabia que o Cavaco tinha aliciado o Justino para o PSD. Pelo que me dizes, ele mudou-se para o PSD, não por convicção política mas por aliciamento, o que acho grave na minha opinião. Mas pronto, o povo já o julgou na altura certa.
    O que eu sei, é que ontem como hoje, votar nesta coligação, não é acrescentar nada de bom a Penafiel, mas sim sinónimo de destruição das suas raízes.
    A um ano de eleições,o problema que se põe, é arranjar alternativa...
    Um abraço
    F. Oliveira

    ResponderEliminar
  8. Amigo F. Oliveira.
    Há pessoas que estão de acordo com esta regeneração, mas nenhumas responsabilidades recai sobre elas. Mais, se calhar nem quem votou em Alberto Santos deve ser responsabilizado. Porque Alberto Santos não apresentou a regeneração urbana no seu programa eleitoral. Ele limitou-se a não apresentar programa nenhum. Alberto Santos "abusou" de um direito que tem, que é o de fazer obras. Alberto Santos devia ter ouvido as pessoas de Penafiel, perante umas obras desta envergadura, tanto material, como financeira. O termo "abusou", não é um abuso da minha parte. Alberto Santos não tem legitimidade para tudo, muito menos para fazer o que está a fazer. Alberto Santos ignorou a massa penafidelense e a história da cidade. E não se arrependerá nunca do que está a fazer. Ele queria fazer isto. Queria ficar na história. E ficará com certeza, mas pela negativa.
    Voltando a Justino do Fundo, eu não estou aqui com paninhos quentes, não estou a tentar branquear o seu voto a favor da destruição da Praça.
    Ele uma vez deu-me boleia no seu carro e trouxe-me a casa e estivemos a conversar durante longo tempo à minha porta. Até da sua vida privada, que para aqui não interessa. As palavras são dele: "Ó pá votei a favor, fiz mal, o que eu hei-de fazer. O mal já está feito".
    Quem faz, quem executa qualquer trabalho e quem está de acordo com ele, não tendo intervenção directa, não deve ser metido no mesmo saco. As coisa não são apenas preto e branco...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Amigo Beça
    Evidentemente que há pessoas com mais responsabilidades do que outras no derrube da Praça do Mercado. Até houve um deputado municipal do PSD que votou contra. Numa hierarquia de responsabilidades o principal responsável é o Presidente da Câmara da altura, tal como agora é Alberto Santos.
    Também concordo contigo que vai sair pela negativa, e penso que obras desta envergadura deviam ser referenciadas pelos moradores e comerciantes da zona.
    Um abraço
    F. Oliveira

    ResponderEliminar